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Nutrição

Pescanova dá uma ajuda com as ementas semanais!

Os jantares em família, com os miúdos, depois do trabalho e da escola são fundamentais. É a altura para conversar e partilhar as aventuras do dia. A Pescanova sabe disto e também sabe como é importante, e ao mesmo tempo difícil, preparar jantares que agradem aos mais aos novos e que complementem os almoços da escola.

Para que as crianças sigam uma rotina alimentar equilibrada, os pais devem planificar muito bem os jantares, de forma a construírem um menu completo e equilibrado que permita o desenvolvimento e o crescimento salutar dos mais pequenos. Como? A Pescanova dá uma ajuda!

Para começar, aconselhamos sempre a fazer entre 5 e 6 refeições por dia. Além disso, como as crianças na escola têm um grande desgaste físico e mental, devem consumir alimentos que lhes forneçam o máximo de energia. Desta forma, o menu familiar deve ser definido tendo em conta as refeições escolares, sem esquecer a importância de preparar pratos equilibrados e nutritivos, que respeitem a pirâmide nutricional. Quanto à frequência de consumo de determinados alimentos a recomendação é:

Consumo diário:

  • Produtos láteos, como leite, iogurtes ou queijo: 2-4 porções;
  • Verduras e hortaliças: 2 porções;
  • Fruta: 3 peças de fruta;
  • Pão, cereais, arroz, massas, batatas: 5 porções.

Consumo semanal:

  • Peixes e frutos do mar: 4 porções;
  • Carnes magras: 3 porções;
  • Ovos: 3 porções;
  • Legumes: 2 porções (de preferência ao jantar);
  • Frutos secos: 4 punhados.

Ao seguir estas recomendações para as refeições principais e snacks, subtraindo o almoço da escola, rapidamente se chega a sugestões equilibradas para o jantar.

Atreva-se a seguir uma alimentação saudável e equilibrada, que garanta os nutrientes essenciais para um crescimento e desenvolvimento adequados, sem esquecer de diversificar a preparação e apresentação dos alimentos.

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