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Nutrição

Que comer no verão? Cuide-se nas férias!

Nas férias também pode cuidar da sua alimentação!

Habitualmente o período de férias de verão é sinónimo de quebra da rotina de trabalho, das actividades escolares, de horários rígidos e por essa razão é a altura propícia para descontrair, viajar e conviver com a família e amigos.

Manter uma alimentação equilibrada durante as férias não tem de ser uma tarefa árdua e alguns princípios simples ajudam a organizar refeições frescas e descomplicadas, adaptadas a toda a família:

• Comece sempre o dia com um pequeno-almoço completo, à base de cereais, lacticínios e fruta, como por exemplo uma fatia média de pão de mistura com um queijinho fresco, acompanhado por um chá e um kiwi ou um iogurte natural com cinco colheres de sopa de flocos de aveia integral, sementes de sésamo e um pêssego aos cubos, acompanhado por um chá de limão e hortelã;

• Defina horários aproximados, de modo a conseguir planear e preparar refeições práticas que permitam comer de três em três horas de forma organizada e evitar passar o dia a petiscar e ceder às tentações;

• Para os lanches a meio da manhã e a meio da tarde prepare algumas das seguintes sugestões: fruta fresca com um triângulo de queijo ou uma cenoura aos palitos com seis meias nozes, uma gelatina de morango sem açúcar com um iogurte natural ou ainda três delícias do mar com tomate cereja;

• Para os almoços escolha refeições leves que possam ser organizadas antecipadamente. Deve incluir, sempre que possível, sopa de legumes ou sopa fria com fruta. As saladas ou as sandes simples são uma boa opção e para além de práticas, permitem múltiplas combinações. Prepare uma salada variada com alface, rúcula, tomate, pepino, couve roxa e quinoa com um ovo cozido e miolo de camarão cozido, temperada com molho caseiro de iogurte e salsa ou uma sandes de pão de mistura com alface, tomate e frango assado desfiado, acompanhado por legumes salteados frios;

• Para os jantares opte pelos tradicionais grelhados, escolhendo entre carnes brancas ou pescado, como por exemplo um pregado fresco acompanhado com legumes na grelha e batata cozida ou uma salada de jardineira com pescada cozida;

• Há uns dias mais especiais que outros e por isso defina um dia da semana específico para comer a típica bola de Berlim na praia ou para os petiscos de final de dia;

• Experimente fazer uma sobremesa gelada caseira, batendo muito bem num robot de cozinha um iogurte natural com fruta previamente congelada;

• A ingestão de água é essencial, pois as temperaturas elevadas contribuem para maiores perdas de água corporal. Assim, para evitar a desidratação beba líquidos várias vezes ao dia, dando prioridade à água. As águas aromatizadas são também uma opção saborosa e muito pouco calórica. Experimente colocar num jarro água, cubos de gelo e uma das seguintes combinações: rodelas de limão com pepino, morangos com hortelã, cubos de ananás com manjericão ou amoras com rodelas de limão e alecrim.

Mantenha-se activo enquanto descansa e usufrui das férias. As caminhadas são um óptimo exercício para gastar energia, explorar novos lugares e permanecer em movimento. Conheça novos trilhos ou aproveite os dias de praia para dar uns passeios à beira-mar. Os jogos de raquetes, as construções e jogos na areia ou simplesmente nadar contribuem para um estilo de férias saudável. Independentemente do destino ou actividade escolhida, não se esqueça de usar roupa e calçado.

Cuide da alimentação da sua família enquanto desfruta do melhor que as férias têm para oferecer!

Artigo da autoria de Dra. Raquel Abrantes - Nutricionista

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