Entre no Clube de Consumidores
e descubra todas as novidades
que temos para si.
Entre no Clube de Consumidores e descubra todas as novidades que temos para si.

Nutrição

A Importância da Alimentação na Adolescência

A adolescência é a passagem da infância para a idade adulta. Caracteriza-se pelo crescimento, pela maturidade e pelas alterações físicas e psicológicas, produzindo-se o chamado “salto” no crescimento. A alimentação na adolescência desempenha um papel muito importante, nesta idade é onde se estabelecem e reforçam os hábitos saudáveis adquiridos na infância.
Os requisitos nutricionais na adolescência variam de acordo com o tamanho, velocidade de crescimento, nível de atividade física…Além disso, nesta idade é quando se alcança o pico máximo de densidade mineral óssea.

A Importância da Alimentação na Adolescência

 

Requisitos nutricionais

1. A ingestão energética deve ser maior pelo crescimento e pelo desenvolvimento que se está a produzir, por exemplo os tecidos livres de gordura.

2. Em relação às proteínas, as mesmas, devem constituir 15% da ingestão calórica total. Os rapazes podem requerer uma maior quantidade de proteínas por causa do seu aumento de massa muscular:

3. Hidratos de Carbono: deve-se consumir entre 50-55% das calorias totais em forma de hidratos de carbono complexos como cereais, massa ou arroz integral, limitando o consumo de açúcares refinados.

4. As gorduras devem constituir entre 30-35% das calorias totais devendo-se dar prioridade às gorduras saudáveis como o ómega-3 do peixe e evitar o consumo de produtos altamente processados com gorduras trans hidrogenadas.

 

PRODUTOPORÇÃOÓMEGA-3 EPA E DHA
Lombos de Pescada Pescanova 150 g 397 mg
Medalhões de Salmão Pescanova 150 g 3228 mg
Pescada Panada em Forma de Filete 180 g 1000 mg
Barrinhas de Pescada enriquecida Pescanova 120 g 545 mg
Pescada Panada em Forma de Filete tipo Caseiro 150 g 166 mg
Lombos de Pescada Pescanova 150 g
Medalhões de Salmão Pescanova 150 g
Pescada Panada em Forma de Filete 180 g
Barrinhas de Pescada enriquecida Pescanova 120 g
Pescada Panada em Forma de Filete tipo Caseiro 150 g
Lombos de Pescada Pescanova 397 mg
Medalhões de Salmão Pescanova 3228 mg
Pescada Panada em Forma de Filete 1000 mg
Barrinhas de Pescada enriquecida Pescanova 545 mg
Pescada Panada em Forma de Filete tipo Caseiro 166 mg

5. Vitaminas: na adolescência aumentam os requisitos das seguintes vitaminas:

VITAMINASCAUSAFONTE ALIMENTAR
B12, B9, B6 Implicação das proteínas no metabolismo. Sardinhas, muesli de pequeno-almoço ou coelho.
Vitamina D Ajuda no crescimento ósseo. Peixe gordo como o salmão, palometa ou carapau. Também se podem absorber através do sol.
B12, B9, B6 Implicação das proteínas no metabolismo.
Vitamina D Ajuda no crescimento ósseo.
B12, B9, B6 Sardinhas, muesli de pequeno-almoço ou coelho.
Vitamina D Peixe gordo como o salmão, palometa ou carapau.
Também se podem absorver através do sol.

6. Minerais: durante a adolescência aumentam os requisitos de alguns minerais:

MINERALCAUSAFONTE ALIMENTAR
CÁLCIO Assegurar o crescimento ósseo. Peixe com espinhas, leite e derivados ou vegetais como os brócolos.
FERRO Importante após o aparecimento do primeiro ciclo menstrual. Especiarias como orégãos ou canela, ou legumes.
ZINCO Importante para crescimento. Crustáceos ou moluscos, germe ou farelo de trigo.
CÁLCIO Assegurar o crescimento ósseo.
FERRO Importante após o aparecimento do primeiro ciclo menstrual.
ZINCO Importante para crescimento.
CÁLCIO Peixe com espinhas, leite e derivados ou vegetais como os brócolos.
FERRO Especiarias como orégãos ou canela, ou legumes.
ZINCO Crustáceos ou moluscos, germe ou farelo de trigo.

voltar