Se ainda não está registado clique aqui
Dar a conhecer a Acuinova, empresa do Grupo Pescanova, explicar aos mais novos todos os passos da produção do Pregado e proporcionar informação para trabalhos de âmbito escolar, foram os grandes objectivos desta acção.
Durante a visita à unidade de aquicultura da Pescanova, os alunos ouviram explicações sobre o Pregado, as suas fases de crescimento, alimentação, reprodução e a importância do seu habitat. A Pescanova sensibilizou ainda as crianças e os professores para o facto de a Acuinova ser amiga do ambiente, não poluindo e mantendo intacto todo o habitat envolvente.
A iniciativa contou também com a presença de representantes da Câmara Municipal de Mira, nomeadamente o seu Vice-Presidente, Dr. Manuel Martins e o Vereador do Pelouro da Educação, Dr. Miguel Grego, que realçaram o seu apoio ao projecto, bem como do Presidente da Junta de Mira e do Director do Agrupamento de Escolas de Mira o Dr. Fernando Rovina. Conscientes do desenvolvimento económico e social que o Grupo Pescanova traz ao Concelho de Mira, a autarquia foi uma das grandes impulsionadoras da concretização deste investimento, tendo colocado como uma das condições que o Grupo desenvolvesse iniciativas de apoio à comunidade local, nomeadamente no âmbito da educação.
Mas a visita não consistiu apenas em conhecer a Acuinova e o seu Pregado! No final do percurso pela Acuinova todos os visitantes tiveram oportunidade de experimentar os Pescaburgers da Pescanova, deliciosos hamburgers de surimi com sabor a caranguejo (como as Delícias do Mar), com 0% de gordura e apenas 80Kcal por unidade. Fonte natural de proteínas, com os Pescaburguers as crianças já não têm desculpas para não comer peixe! Além de muito saborosos, os Pescaburgers são a escolha certa para integrar uma alimentação saudável de miúdos e graúdos.
A iniciativa “Acuinova abre Portas às Escolas” está alinhada com a política de responsabilidade social definida pelo Grupo Pescanova, a qual visa a cooperação com a comunidade e a criação de riqueza e de empregos nas regiões onde está inserida, contribuindo para o seu desenvolvimento.
Com uma capacidade de produção de 7.000 toneladas por ano, a Acuinova, inaugurada em 2009, é considerada uma referência em termos tecnológicos e conta com um sistema integrado, pioneiro no mundo, que abarca todo o ciclo de cultivo do Pregado: engorda, abate, classificação, processamento e embalagem.
No final de 2010, a unidade de aquicultura da Pescanova contará com cerca de uma centena de trabalhadores, 90% dos quais do Concelho de Mira, e mais de 10 milhões de peixes em stock, ocupando já tanques da Fase 2, de acordo com o previsto no plano de desenvolvimento. A Pescanova estima vender este ano aproximadamente 1.200 toneladas de Pregado produzido em Mira, 95% das quais para exportação.