Entre no Clube de Consumidores
e descubra todas as novidades
que temos para si.
Entre no Clube de Consumidores e descubra todas as novidades que temos para si.

Nutrição

Dieta regresso às aulas, regresso à escola com energia

Chega Setembro e com este regressa o trabalho para os mais crescidos e a escola para os mais pequenos lá de casa. Acabam-se as férias e temos de nos habituar a novos horários e a novos hábitos alimentares que vão surgindo. A PESCANOVA ajuda a combinar as refeições das crianças em casa com o que o comem na escola.

Muitas crianças comem na cantina da escola e, para que sigam uma alimentação saudável e equilibrada, os pais devem planear muito bem o jantar de modo a combinar esta refeição com o que o que elas comem na escola, formando um menu completo que permita o desenvolvimento e crescimento normal dos mais pequenos.

Primeiro deve começar com a distribuição dos alimentos e o número de refeições diárias recomendadas, cinco ou seis. Deve ser levado em conta que na escola, o desgaste físico e mental das crianças tende a ser muito grande e, desse modo, precisam de retirar dos alimentos toda a energia necessária.

Assim que tiver distribuído as refeições diárias e aquelas que serão feitas na escola e em casa, deve elaborar um menu saudável, conhecendo de antemão o menu escolar e baseando-se na pirâmide nutricional SENC (2015).

Dieta regresso às aulas, regresso à escola com energia

Consumir todos os dias:

  • Laticínios como o leite, iogurtes ou queijo: 2-4 refeições;
  • Verduras e vegetais: 2 refeições;
  • Fruta: 3 peças;
  • Pão, cereais, arroz, massa e batatas: 5 refeições.

Consumo semanal:

  • Peixe e marisco: 4 refeições;
  • Carnes magras: 3 refeições;
  • Ovos: 3 refeições;
  • Leguminosas: 2 refeições (de preferência ao almoço);
  • Frutos secos: 4 doses.

Seguindo estas frequências de consumo para planificar o que deve fazer em casa, só terá de “subtrair” as refeições que as crianças fizeram na escola, como o lanche a meio da manhã, o almoço e o lanche da tarde. Assim ficará mais fácil planear o que fazer para o jantar, sempre tendo em mente que este deverá ser uma refeição mais ligeira.

Empenhe-se, seguindo uma alimentação saudável e equilibrada de modo a assegurar o crescimento e o desenvolvimento natural dos seus filhos, sem se esquecer de aumentar a variedade da sua dieta na preparação e apresentação dos alimentos.

Dieta regresso às aulas, regresso à escola com energia