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Nutrição

Alimentação saudável para crianças: Peixe para as crianças

Segundo o guia da alimentação saudável...

... da Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária (SENC), “o consumo de peixe é particularmente importante durante a gravidez, o período de amamentação e durante a infância dos filhos.”

Para uma alimentação saudável das crianças até aos 10 anos, segundo o programa Perseo, recomenda-se o consumo de quatro refeições semanais de peixe de 50-85 g cada. Esta quantidade aumenta para os 125-150 g por refeição no caso dos adultos.

Sabe porque o peixe é tão importantena alimentação das crianças?

Além de proteínas de elevada qualidade, o peixe contém ómega-3 DHA e minerais que, juntamente com um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada, contribuem para o funcionamento normal do organismo.

Existem muitas razões para cozinhar peixe para o seu filho, entre as quais o seu conteúdo nutricional e o facto de ser uma excelente fonte de proteínas. A estas proteínas de elevada qualidade junta-se o contributo de fósforo e de gordura polinsaturada ómega-3 EPA e DHA, que se encontram em exclusivo nos produtos de origem marinha.

Este órgão executivo (SENC) dispõe de uma série de alegações, baseadas em evidências científicas fortes, sobre nutrientes e a sua relação com o desenvolvimento das crianças. No caso dos nutrientes que se encontram em elevada quantidade no peixe, podemos dizer que:

  • O peixe é uma fonte de proteínas. Estas são necessárias para o crescimento e o natural desenvolvimento dos ossos das crianças;
  • A ingestão de 100 mg de ómega-3 DHA diários contribui para o normal desenvolvimento dos olhos das crianças até aos 12 meses de idade;
  • Do mesmo modo o peixe é também fonte de fósforo, o qual contribui para o crescimento e desenvolvimento normal dos ossos das crianças.

Estabelecer bons hábitos alimentares na infância ajuda a que as crianças os mantenham à medida que crescem. Uma dieta variada é a chave para evitar défices nutricionais importantes.

Dados do estudo ANIBES (2015) sobre crianças espanholas indicam que estas não estão fazer as quatro refeições de peixe por semana, recomendadas para uma alimentação saudável.

alimentação saudável para crianças: peixe para as crianças

Alguns conselhos para que os mais pequenos também comam peixe

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Sabores suaves

Os sabores fortes podem ser recusados pelas crianças. A pescada, o tamboril e o camarão devido ao seu sabor mais suave, revelam-se uma boa opção.

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Um prato com muita energia

Um prato com alimentos de cores diferentes e formas divertidas pode contribuir para aumentar a predisposição do seu filho para comer peixe. Experimente, por exemplo, o Carrinho de Barrinhas Ómega-3 no Forno ou a Party Flower de Barrinhas Ómega-3.

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Gama Infantil

Na gama infantil, todas as opções já se encontram livres de espinhas*. A Pescanova oferece preparados divertidos com diferentes formas e texturas para tornar o prato mais alegre, incentivando os seus filhos a comerem peixe e a beneficiarem das suas propriedades através de uma boa experiência.A gama infantil é uma ajuda para os pais conseguirem que as crianças desfrutem de um prato de peixe de um modo divertido.

*Apesar das espinhas terem sido removidas com o maior empenho e precisão, ocasionalmente poderá aparecer alguma, pelo que se recomenda a máxima atenção dos pais.