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Nutrição

Arrumar a despensa depois do verão: Dicas para evitar o caos

Setembro não é apenas o mês do regresso às aulas pois, no caso da maioria dos adultos, coincide também com o regresso ao trabalho. Por isso, a PESCANOVA tem alguns conselhos simples para a família lidar com isso.

Imponha a ordem na sua despensa, frigorífico e congelador.

Na despensa, ordene os produtos não perecíveis por grupos alimentares.

No frigorífico siga as recomendações da AESAN (Agência para a Segurança Alimentar e Alimentação) para evitar contaminações microbiológicas cruzadas, colocando (de cima para baixo) laticínios e ovos, alimentos já cozinhados, carne e peixe cru e finalmente frutas e verduras, deixando os molhos e bebidas na porta, isolando determinados produtos em gavetas e caixas.

No congelador, comece por colocar na bandeja os cubos de gelo e produtos pequenos e planos.

Nas gavetas distribua os produtos de acordo com a frequência com que os utiliza, colocando em cima os que devem ser consumidos antes.

É aconselhável utilizar sacos de congelação para evitar a desidratação dos alimentos e agrupá-los por categorias para evitar a contaminação de sabores ou odores.

Arrumar a despensa depois do verão: dicas para evitar o caos

Planifique os menus. Tire uma ou duas horas do fim de semana e envolva toda a família nesta tarefa, incluindo as crianças.

Se precisar de inspiração pode contar com a ajuda da PESCANOVA. Consulte a área de receitas do nosso site, onde encontrará receitas saudáveis e deliciosas que poderão ser dicas preciosas para evitar a rotina na cozinha. Saber atempadamente o que irá cozinhar também evitará as idas não programadas ao supermercado. Ver mais

O carrinho de compras determina a sua alimentação.

A planificação dos menus e a lista de compras são essenciais para planear a sua ida ao supermercado. O principal conselho é evitar produtos dos quais na realidade não precisa e representam apenas um impulso, pois além de prejudicarem a sua dieta podem consumir uma parte importante do seu orçamento.

Arrumar a despensa depois do verão: dicas para evitar o caos

Produtos pré preparados. O aumento da atividade diária limita o nosso tempo disponível na cozinha, pelo que deve socorrer-se de produtos fáceis de preparar e que podem ser usados numa ocasião em que o tempo disponível se revela mais escasso.

A pensar nestas ocasiões, a PESCANOVA oferece uma ampla gama de produtos de origem marinha prontos a servir ou para levar ao forno.

As Delícias do Mar são uma excelente fonte de proteínas do mar, ideais para enriquecer as suas saladas.

A preparação de refeições no forno, além de evitar o óleo da fritura, permite-lhe fazer outras tarefas enquanto espera que a sua refeição cozinhe.

A Pescada Panada em Forma de Filete Tipo Caseiro Sem Glúten e Pescada Panada em Forma de Filete com Caril, assim como as Barrinhas ou os Peskitos de Pescada, são alternativas muito saborosas para improvisar saborosos jantares em família. São uma forma deliciosa de comer peixe sem esforço já que basta colocar o produto congelado no forno e ao fim de cerca de 15 minutos está pronto a servir.

Nos lares onde há crianças é natural prestar-semais atenção às necessidades nutricionais dos mais pequenos.

Além do crescimento natural há que ter em conta o início do período escolar que requer uma elevada atividade mental e física. Por isso, recomendamos o consumo de alimentos que assegurem um correto aporte nutricional. As proteínas, o ferro e o zinco que se encontram nos produtos de origem marinha e carnes vermelhas são importantes, assim como os ácidos gordos Ómega-3 EPA e DHA que se encontram no peixe e marisco ou a vitamina A das frutas, vegetais e laticínios.

Melhores hidratos de carbono.

Os hidratos de carbono têm um papel importante na nossa alimentação já que são a principal fonte de energia. As autoridades de saúde recomendam tomar como base os hidratos de carbono complexos como as leguminosas, frutas, verduras e legumes. Além disso, é recomendável introduzir na dieta produtos integrais como as massas, o arroz ou o pão e reduzir o consumo de bolachas e bolos.

Regressam o trabalho e os casacos.

Tanto a chegada das estações mais frias como o regresso ao trabalho são situações stressantes que podem reduzir as nossas defesas. Por isso, há que reforçar a quantidade de vitamina D (que diminui com a menor exposição solar), importante para a manutenção dos ossos. A vitamina D também pode ser encontrada nos laticínios, no peixe azul, no óleo de peixe, nos espinafres e no repolho (forma precursora).

Para ajudar ao bom funcionamento do sistema imunitário, é igualmente importante o consumo de produtos que contenham selénio, vitamina B12 e zinco, pelo que se recomenda novamente o consumo de produtos de origem marinha.

Arrumar a despensa depois do verão: dicas para evitar o caos

Com o regresso ao trabalho e às aulas, voltam as longas jornadas de trabalho em queos snacks a meio da manhã e da tarde se revelam fundamentais, pois constituem uma fonte considerável de energia. Como tal, é recomendável optar por snacks saudáveis como frutas, pequenas sandes à base de pão integral ou frutos secos...

... na Pescanova recomendamos as Delícias do Mar que estão embaladas em bolsas individuais, ideais para levar para qualquer lado.