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Nutrição

Aprenda a preparar a salada perfeita

Truques para preparar saladas

As saladas são pratos que se preparam misturando vários alimentos, a maioria de origem vegetal, que se servem temperados com molho.

Atualmente, existe uma grande variedade de saladas. Muitas delas podiam ser denominadas de “Saladas Ligeiras”, no entanto outras poderão ser perigosamente calóricas.

Apesar da maioria dos ingredientes típicos de uma salada serem de origem vegetal e pouco calóricos, como a alface e o tomate, muitos outros podem aumentar consideravelmente o valor calórico da salada, como os molhos ou outros alimentos ricos em gordura.

Preparar uma salada saudável é um verdadeiro desafio. Para isso há que escolher bem os alimentos, sobretudo se quisermos criar uma salada completa que seja um prato único para um almoço ou um jantar ligeiro.

Aprenda a preparar a salada perfeita

O que deve levar uma salada nutricionalmente perfeita?

  • A base da salada: é o alimento principal de uma salada e pode ser de vários tipos. O mais recomendado é optar por vegetais verdes, como a alface, espinafres, rúcula, canónigos... Todos estes vegetais são pouco calóricos e contribuem com quantidades significativas de vitaminas, minerais e fibra. As saladas de massa, arroz, couscous ou quinoa têm como base os hidratos de carbono. Este tipo de saladas é mais adequado como prato completo;
  • Ingredientes vegetais: uma vez definida a base da salada, é hora de escolher os restantes ingredientes. É muito importante escolher alimentos de origem vegetal que acrescentem cor à salada. O tomate, a cenoura, a beterraba ou alguma fruta irão encher o seu prato de cor e vida ao mesmo tempo que acrescentam à sua dieta minerais antioxidantes benéficos para a saúde;
  • Proteína magra: quando se prepara uma salada nutricionalmente perfeita é necessário escolher uma boa proteína. Deve-se incluir proteína magra, baixa em gordura e, preferivelmente, de fácil digestão. Se escolher um produto de origem marinha acabará por acrescentar ómega-3, bom para a saúde cardiovascular. Os produtos derivados do surimi, como as Delícias do Mar, são muito utilizados em saladas porque acrescentam sabor e cor. A nível nutricional também são também uma boa opção, pois são fonte natural de proteínas de elevado valor biológico e de ómega-3 natural.

A Pescanova dispõe de uma grande variedade de produtos de surimi que podem ser perfeitamente incluídos em qualquer salada. Além disso, muitos dos produtos Pescanova derivados do surimi são fonte natural de ómega-3, ótimos para um cuidado diário da sua saúde cardiovascular.

Aprenda a preparar a salada perfeita

Definitivamente, os produtos do mar são uma excelente opção para usar em saladas. Gambas, camarões, salmão fumado ou até mesmo a pescada são ingredientes que enriquecem as suas saladas, tornando-as mais ricas, apetitosas e nutritivas.

Tempero: Quando escolher um tempero tem de ter cuidado para não acrescentar calorias à sua salada. É recomendável usar um tempero simples como o azeite virgem extra, o vinagre balsâmico ou ervas aromáticas.

Devemos evitar o uso de molhos de supermercado como tempero ou complemento da nossa salada, pois são ricos em gordura e com adição de açúcares, acrescentando mais “calorias vazias” à nossa dieta.

Agora já conhece mais alguns truques para tornar a sua salada nutricionalmente perfeita. Inspire-se com a Pescanova e crie receitas saborosas ou aproveite as nossas ideias. Ver mais