anterior

Lançamento do empreendimento ACUINOVA em Mira

seguinte

O GRUPO PESCANOVA lançou, em Mira, no dia 6 de Outubro de 2007 o maior complexo aquícola de Pregado (Psetta máxima) do mundo, com capacidade de produção de 7.000 toneladas por ano.

O compromisso com a sustentabilidade ambiental e o avanço tecnológico foram decisivos para o arranque deste projecto. A aquicultura moderna é uma industria limpa, compatível com o desenvolvimento económico e ambientalmente sustentável.

O lançamento do empreendimento ACUINOVA, foi presidido pelo Primeiro Ministro, José Sócrates, contou com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas, Jaime Silva, do Ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, do Secretário de Estado Adjunto da Agricultura e Pescas, Luís Vieira, do Presidente da Câmara Municipal de Mira, João Reigota, do Presidente do GRUPO PESCANOVA, Manuel Fernández de Sousa-Faro, bem como de um vasto conjunto de representantes de organismos que tornaram este projecto possível.

Com o arranque da primeira fase de produção, previsto para o final de 2008, e conclusão prevista para 2010, esta unidade de 140 milhões de Euros vai gerar mais de 200 postos de trabalho directos e 600 indirectos, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento económico da região e do país.

O empreendimento ACUINOVA vai contar com um inovador sistema integrado, pioneiro a nível mundial, que abarca todos os processos inerentes à actividade, desde o crescimento do Pregado até à fábrica de processamento e embalamento do produto, sendo a maioria da produção destinada à exportação.

O crescimento continuo da procura de peixe, aliada à necessidade de diminuir o esforço de pesca extractiva, fazem da aquicultura um sector estratégico a nível mundial. Portugal, ao assumir as directivas da União Europeia e apostando na aquicultura de Pregado com a unidade de Mira, vai duplicar a sua capacidade de produção aquícola, actualmente cifrada em 6500 toneladas/ano, passando aquicultura a representar cerca de 7% do sector.