anterior

Na Nicarágua através de Camanica

seguinte

Estamos cientes do valor dos produtos do mar, esforçamo-nos em favor do desenvolvimento de comunidades mais prósperas, gerando riqueza, oportunidades de trabalho e formação lá onde estivermos presentes.

• Concessão de bolsas de estudo para empregados, jornadas internas de formação específica.

Na Nicarágua através de Camanica


• Cooperação com a ONG «Solidaridad Galega» no transporte de material para a Nicarágua. Em julho de 2017 chegou à Nicarágua um contentor com mesas para alunos, secretárias para os professores, cadeiras, quadros-negros, livros e manuais, jogos e outro material escolar para diferentes escolas na região de Chinandega (a zona onde se encontram localizadas a maioria dos centros de cultivo de Camanica).

Na Nicarágua através de Camanica


• Programa formativo dirigido a pequenas e médias cooperativas do setor aquícola da região, com o intuito de lhes dar a conhecer as últimas tendências e novidades em matéria de biodiversidade, segurança biológica e rastreabilidade.


• Em 2012 foi inaugurado o Projeto Costura, e em 2014 as mulheres deste projeto criaram a sua própria cooperativa. A empresa contrata os seus serviços para a confeção dos uniformes.

Na Nicarágua através de Camanica


• Programa de Educação Ambiental Camanica (PEAC), dirigido a escolas, donativos para o Ministério do Ambiente e Recursos Naturais (MARENS), o Convénio com o Instituto de Capacitação, Investigação e Desenvolvimento Ambiental (CIDEA) da Universidade Centro-americana (UCA), incluindo o Programa Camanica-UNA para a elaboração de biogás, o convénio de colaboração com a Presidência da Câmara de Nagarote e Fundenic para programa de reciclagem em escolas.


• Donativo para as escolas e centros da região de equipamentos informáticos, a celebração da Feira da reciclagem, juntamente com o apoio aos projetos sociais como «Um Teto para o meu País» (iniciativa para construir habitações para famílias carenciadas), e a criação de um viveiro de plantas que abastece tanto as comunidades próximas como todos os câmaras e escolas da região.


• Organização de diferentes atividades, como a celebração do Dia da Mulher, do pai ou da mãe, a festa anual para comemorar o final do ciclo produtivo do lagostim, o concurso de desenho infantil, ou a celebração natalícia com filhos dos colaboradores.


• Juntamente com as comunidades onde se encontram localizadas as estações de produção e o centro de processamento Camanica, organizamos atividades como a Semana do Deficiente, o Programa de Limpeza das Praias em Corinto ou de limpeza e reflorestação no Rio Acome, que levam a cabo voluntários da companhia e que inclui o reconhecimento das autoridades locais.

Na Nicarágua através de Camanica


• Convénio de Empréstimo Camanica-Banpro para facilitar, para os colaboradores, a concessão de recursos financeiros pela referida entidade financeira.


• Programa de obtenção de empréstimos para aceder a uma habitação, ajuda para emergências pessoais ou seguro coletivo de vida


• Campanha de donativo de óculos e produtos oftalmológicos, atenção clínica ambulatória e exames médicos.


• Contribuição financeira para apoiar equipas de softball feminino, basebol, futebol, pingue-pongue e xadrez.