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2 em 3 consumidores preferem pescada da Pescanova

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Melhor sabor e mais suave, melhor aspecto, melhor textura e consistência, pescada mais branca e com mais lascas são algumas das características que levam 2 em cada 3 consumidores portugueses a preferir os Medalhões e os Lombos de Pescada Pescanova face ao seu principal concorrente.

Num teste cego realizado por uma empresa de estudos de mercado independente, junto de 200 consumidores que testaram os Medalhões de Pescada e 200 consumidores que testaram Lombos de Pescada Pescanova vs os da Concorrência, os produtos Pescanova obtiveram uma clara preferência nas diferentes categorias avaliadas.

Globalmente, e quando comparados com o seu principal concorrente, 74% dos entrevistados preferem os Medalhões de Pescada do Cabo Pescanova, enquanto 68% elegem os Lombos de Pescada do Cabo Pescanova.

Cada um dos produtos foi testado, primeiro individualmente e, de seguida, comparativamente, sendo apresentados aos consumidores sem marca, depois de cozidos sem sal. Para minimizar eventuais enviesamentos a ordem de prova foi rotacionada e cada entrevistado testou os dois produtos num blind test (Teste Cego), ou seja, avaliou os produtos sem saber a sua marca.

Como foi feito o teste de consumidores
Em Janeiro de 2011 pedimos a um grupo de consumidores para testarem 2 categorias de produtos:

Categoria 1

  • Medalhões de Pescada do Cabo Pescanova 400g
  • Medalhões de Pescada Iglo 400g


Categoria 2

  • Lombos de Pescada do Cabo Pescanova 400g
  • Lombos de Pescada Iglo 400g


Cada um dos produtos foi testado individualmente e isoladamente pelos consumidores e, de seguida, comparativamente. Os produtos, apresentados sem marca aos consumidores, foram testados depois de cozidos sem sal.

Cada entrevistado testou os dois produtos (Pescanova e Iglo) num blind test (Teste Cego). A ordem de prova dos produtos foi rotacionada, por forma a minimizar eventuais enviesamentos. No blind test o consumidor avalia os produtos sem saber a marca do fabricante.

Foi pedido a cada consumidor para avaliar os seguintes aspectos relativamente a cada produto:

  • Aspecto global (antes da prova);
  • Cor (brancura do peixe);
  • Avaliação global;
  • Avaliação organoléptica: textura/consistência, quantidade de lascas e sabor;
  • Preferência e razões da preferência de uma vs a outra.


O estudo foi realizado por uma empresa de estudos de mercado independente, com uma amostra de 200 inquiridos por categoria de produto com idades compreendidas entre os 25 e os 64 anos, consumidores de pescada congelada pelo menos uma vez por mês.

A ordem de prova dos produtos foi rotacionada, de forma a minimizar eventuais enviesamentos. As amostras dos produtos foram adquiridas em lojas do distrito de Lisboa e avaliadas sem o consumidor saber a marca do fabricante. O trabalho de campo decorreu na área da Grande Lisboa, assumindo-se que não existirão diferenças regionais significativas, ao nível do consumo de pescada congelada.