anterior

Notícias

Formandos do Curso de Técnico Aquícola integrados na Acuinova


seguinte

Unidade de aquicultura do Grupo Pescanova contribui para a qualificação e fixação de jovens da região de Mira

No âmbito da sua política de Responsabilidade Social, o Grupo Pescanova já integrou nos seus quadros seis dos doze  formandos do curso de Técnico Aquícola, havendo ainda possibilidade de integrar os restantes no âmbito do seu crescimento. Além de combater a taxa de desemprego, esta iniciativa do Grupo Pescanova contribui para a fixação dos jovens da região de Mira.

O Grupo Pescanova associa-se à For-Mar – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, entidade formadora do curso de Técnico Aquícola, bem como ao IEFP, centro da Figueira da Foz que apoiou a selecção dos formandos, e à Câmara Municipal de Mira, que cedeu as instalações, com o objectivo de apoiar a formação especializada dos discentes que marca o regresso ao sector das pescas, uma das áreas de actividade mais tradicionais da região.

Todos os formandos do curso de Técnico Aquícola tiveram oportunidade de contactar com as actividades diárias da aquicultura em contexto real, através de um estágio de  cerca de seis meses (dois meses em cada ano de curso) na Acuinova. Desta forma, a empresa pretendeu promover e facilitar a inserção profissional futura destes jovens alunos, transmitindo-lhes competências e experiência no que concerne aos mais modernos processos de produção aquícola.

Para assinalar a conclusão do curso de Técnico Aquícola, com equivalência ao 12.º ano de escolaridade, e certificação nível III de Técnico Aquícola, o grupo de doze formandos recebeu ontem os respectivos diplomas. A cerimónia decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mira, na presença do Dr. Mário Calisto da For-Mar, do Dr. Miguel Grego, Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Mira, Dr. Adelaide Crespo do IEFP e do Dr. Paulo Pires, Director Financeiro da Unidade Acuinova (Grupo Pescanova).

O apoio na formação de jovens de Mira que procuram oportunidades para integrarem o mercado de trabalho está completamente alinhado com a política de responsabilidade social definida pelo Grupo Pescanova, a qual visa a cooperação com a comunidade e a criação de riqueza e de empregos nas regiões onde está inserida, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Sobre a Pescanova

Fundada há 50 anos, em Vigo, por José Fernández López, a Pescanova é actualmente um dos dez maiores Grupos da indústria pesqueira no mundo. Especializado na captura, culti­vo, transformação e comercialização de produtos do mar, o Grupo Pescanova é líder no segmento de produtos do mar congela­dos em Espanha e Portugal e conta com cerca de 10.000 empregados espalhados pelos cinco continentes.

Em Portugal, o Grupo Pescanova inaugurou em 2009 a Acuinova, a maior unidade mundial de aquicultura de Pregado, na Praia de Mira, que criará mais de 200 postos de trabalho directos e 600 indirectos. Com uma capacidade de produção de 7.000 toneladas por ano, essencialmente para exportação, esta unidade é uma referência em termos tecnológicos e conta com um sistema integrado, pioneiro no mundo, que abarca todo o ciclo de tratamento do Pregado: engorda, colheita, classificação, processamento, embalagem e rotulagem.