anterior

Inauguração em Mira da maior unidade mundial de aquicultura

seguinte

O empreendimento Acuinova na Praia de Mira-Coimbra, que é actualmente a maior unidade mundial de aquicultura para a produção de pregado, foi inaugurado no passado dia 21 de Junho de 2009, na presença do Primeiro-ministro português, Eng. José Sócrates, e do Presidente do Grupo Pescanova, Manuel Fernández de Sousa-Faro.

Para o Primeiro-ministro, este projecto representa um investimento modernizador, que inaugurou a formação de um “cluster” agro-alimentar, conferindo a Portugal dimensão e escala na aquicultura. Na cerimónia estiveram igualmente presentes, o Ministro da Economia, o Ministro da Agricultura e Pescas, o Presidente da Câmara de Municipal de Mira, bem como inúmeras individualidades.

A unidade de Mira, desenvolvida pelo Grupo Pescanova, representou um investimento aproximado de 140 milhões de euros, gerando mais de 200 postos de trabalho directos e 600 indirectos.

A unidade vai produzir, para já, 7 mil toneladas/ano de pregado, atingindo o pleno da sua capacidade a partir de 2010, quando estiver concluída a segunda fase do empreendimento. A maioria da sua produção será destinada à exportação, sobretudo para o mercado europeu. Esta unidade foi construída num tempo recorde, tendo as obras sido iniciadas em finais de Novembro de 2007 e os primeiros peixes colocados precisamente um ano depois, em Outubro de 2008.

Graças a este investimento da Pescanova na aquicultura, Portugal, um pais de forte tradição marítima e pesqueira, vai poder reforçar o sector, fortalecer o tecido empresarial e duplicar a sua produção aquícola anual em 7% do total da produção nacional de produtos do mar.

De destacar ainda a forte aposta do Grupo Pescanova em termos de investigação, desenvolvimento e inovação, mediante acordos a diversas instituições nacionais e estrangeiras.