anterior

O grupo nueva pescanova integra-se na CEPESCA para ganhar representatividade e impulsionar a pesca sustentável

seguinte

Com uma frota de 72 navios, a companhia alarga a dimensão internacional da patronal pesqueira. A empresa colabora com a Sustainable Fisheries Partnership (SFP) e conta com o Certificado de Pesca Sustentável (Pescanova Blue), que garante o cumprimento do Código de Conduta para a Pesca Responsável da FAO

Madrid, 13 de novembro de 2017.- O Grupo Nueva Pescanova integrou-se na Confederação Espanhola de Pesca (CEPESCA) para melhorar o seu nível de representatividade perante los órgãos nacionais e internacionais que regulam o setor pesqueiro, e continuar a avançar no desenvolvimento de uma pesca sustentável e responsável, aspeto fundamental dentro da estratégia da sociedade.

Com a incorporação do Grupo Nueva Pescanova, a Cepesca consolida-se como a maior patronal pesqueira da UE e alarga, além disso, a sua dimensão internacional, já que os navios da Nueva Pescanova operam sob bandeira estrangeira: 34 de Moçambique, 18 da Argentina, 14 da Namíbia, três de Angola, dois de Uruguai e um da África do Sul. A frota da Nueva Pescanova é composta por navios de arrasto (congeladores e fresco), arrastões de retrancas, palangreiros e navios congeladores de pesca de pota, que operam em pesqueiros do hemisfério sul.


O Grupo Nueva Pescanova conta com um quadro de pessoal com mais de 12.000 pessoas, das quais 1.100 trabalham em Espanha. As espécies que captura são o camarão tigre de Moçambique, gambão, toothfish e a pota da Argentina, o camarão-vermelho e branco de Angola; a pescada, a maruca e o tamboril da Namíbia, e a cabra-riscada do Uruguai, entre outros.


A empresa opera em 27 países e conta com 18 instalações de transformação, distribuídas por todo o mundo, nas quais processa mais de 70 espécies de peixes e mariscos que, em diferentes formatos, comercializa em 80 países dos cinco continentes. O grupo encerrou o exercício de 2016 com uma faturação de 1.060 milhões de euros.


Segundo o Sr. Javier Garat, Secretário-geral da Cepesca, “a incorporação da Nueva Pescanova acresce valor à dimensão internacional da Cepesca e revela o firme compromisso de colaboração e cooperação do setor pesqueiro espanhol com os países costeiros em que tem atividade”.

Pelas palavras do Sr., Ignacio González, CEO do Grupo Nueva Pescanova, “a associação com a Cepesca ajuda-nos a melhorar a representação dos nossos interesses económicos e profissionais perante os diferentes órgãos que regulam, tanto nacional como internacionalmente, o setor pesqueiro. A nossa incorporação implica também um impulso para continuar a avançar no desenvolvimento de uma pesca sustentável e responsável, um firme compromisso que faz parte do ADN da nossa companhia”.

A esse respeito, deve destacar-se que a Nueva Pescanova colabora com a Sustainable Fisheries Partnership (SFP) e conta com o seu próprio Certificado de Pesca Sustentável (Pescanova Blue), que garante o cumprimento do Código de Conduta para a Pesca Responsável da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).