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Pescanova assina acordo de ética e responsabilidade social PELAS CRIANÇAS

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Várias empresas nacionais e multinacionais uniram-se para combater o problema da obesidade infantil em Portugal. A assinatura do acordo Pledge Portugal pelas principais empresas de alimentação e bebidas vem alterar a publicidade dirigida a menores de 12 anos.

Trata-se de um protocolo de compromisso de não promoção de determinado tipo de alimentos para crianças até aos 12 anos. Segundo Jorge Henriques, presidente da Federação das Industrias Portuguesas Agro-Alimentares, este acordo tem em vista a reformulação dos perfis nutricionais dos produtos agro alimentares. "O objectivo é reduzir a prevalência do problema da obesidade infantil", disse Jorge Henriques, na sessão de assinatura do protocolo, em Lisboa.

As 26 empresas do sector que assinaram o acordo, entre as quais a Cerealis, a Coca-Cola, a Danone, a Gelpeixe, a Iglo, a Carnes Nobre, a Pescanova, a Queijo Saloio, a PepsiCo Matutano, bem como a Modelo Continente, a Parmalat, a Nestlé, a Sumol-Compal, a Unicer e a Unilever, comprometem-se a não passar mensagens publicitárias para menores de 12 anos. E o compromisso não se fica pela Publicidade nos meios de comunicação. Estas empresas vão também deixar de promover iniciativas de natureza comercial em escolas do primeiro ciclo. A par destas medidas será criado um mecanismo independente de monitorização das mesmas.

Uma vez que as crianças são um público altamente influenciável, o combate à obesidade infantil justifica uma imposição de limites.

A responsabilidade social das empresas implica a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas suas operações e na sua interacção com todas as partes interessadas. Mais do que uma preocupação, é dever civilizacional.

Cerca de um terço das crianças com idades entre os seis e os dez anos apresentam excesso de peso ou mesmo obesidade. O estudo da Direcção Geral de Saúde, elaborado através da Plataforma Contra a Obesidade, e conhecido no dia Mundial da Alimentação, no passado mês de Outubro, analisou 3487 crianças do primeiro ciclo do ensino básico, de 185 escolas, tendo concluído que 32 por cento apresentavam excesso de peso; 18,1 por cento em pré-obesidadde e 13,9 por cento podiam mesmo ser consideradas obesas.

Falamos de uma iniciativa de grande valor e que deve ser vista como um compromisso sério de defesa dos valores da integridade da vida humana. Mas os pais também sabem ou deviam saber, que alimentarem-se de forma suadável e praticarem exercício físico é a forma mais eficaz de passar a mensagem aos mais pequenos, através do exemplo...

fonte: Revista Super Bébés