anterior

Notícias

Produtos PESCANOVA analisados não contêm qualquer bactéria nociva


seguinte

Relativamente às notícias que têm vindo a ser publicadas sobre o estudo conduzido pela DECO/Proteste a 21 amostras de camarão congelado proveniente de várias empresas, a Pescanova gostaria de proceder a alguns esclarecimentos aos nossos consumidores.

Ao contrário do que poderá ficar subentendido nas notícias que têm sido veiculadas, os produtos da PESCANOVA analisados no estudo da DECO/Proteste não contêm a bactéria Vibrio cholerae. Apesar disso, esclarecemos que só algumas estirpes são patogénicas. Outras não são e estão presentes no meio marinho, pelo que não é possível inferir que a sua presença em produtos marinhos esteja associada a problemas de higiene.

A bactéria detectada num dos produtos, o Vibrio parahaemolyticus, ao contrário do referido não é uma bactéria patogénica, mas sim uma espécie ubíqua (presente de forma natural) em todo o habitat marinho. As quantidades detectadas no produto não representam qualquer risco para a saúde humana e não são indicativas de problemas de higiene, como é referido nas notícias.

A Pescanova garante a inocuidade dos seus produtos a 100%.

Uma interpretação errónea da informação, efectuada por não especialistas na matéria, deu lugar a graves prejuízos para a Pescanova, que reserva o seu direito a actuar judicialmente para repor a verdade dos factos.

Pescanova Portugal, Lda.
A Administração